MÉTODO CLASSE

Porque Inteligência Relacional é importante?

Por: Ana Artigas

As habilidades relacionais afetam todas as áreas da vida, desde a sua performance no trabalho até a sua vida pessoal com a família, os amigos e seus relacionamentos mais íntimos. 

As competências relacionais do CLASSE: Consciência - Liberdade - Atração - Segurança - Sabedoria e Empatia podem ser aprendidas e desenvolvidas. Podemos melhorar em qualquer uma delas, mas é preciso tempo, esforço e perseverança. Precisamos praticar sempre que uma oportunidade surgir naturalmente, no contato diário com as pessoas, não apenas no mercado no trabalho.

Você pode começar de uma forma bem comum a um simples problema relacional, pedindo desculpas quando magoar alguém, até resolver um desentendimento mais complicado. É preciso colocar todas as suas habilidades em teste em um ambiente real, ou seja, no seu dia a dia.

Entraremos neste assunto com profundidade nos Cursos sobre Inteligência Relacional, mas podemos resumir os passos básicos:

  1. Identifique e lide com suas emoções sempre que você tiver uma discussão com outra pessoa e a situação ficar "quente" ou tensa. 
  2. Separe um tempo para desabafar, desabafar sozinho e depois retornar ao problema. Em um ambiente de trabalho, isso pode significar pensar um pouco e se achar conveniente, conversar com um amigo antes de enviar um email para seu chefe ou discutir com alguém.
  3. Em um relacionamento mais íntimo e próximo, importe-se com seu parceiro e cuide com o que vai falar antes de criticar.
  4. Procure resolver os problemas sempre quando estiver mais calmo.
  5. Identifique o conflito e pense sobre eles, antes de agir. Cuidado pra não atropela as soluções, verifique se você e a outra pessoa concordam sobre quais são os reais problemas.
  6. Proponha soluções que sejam benéficas para as duas partes, negocie e faça concessões, respeite o que a outra pessoa não se sente disposta a fazer (mas certifique-se de que podem chegar em um acordo que não seja prejudicial a você também).
  7. Procure finalizar as discussões com um acordo cooperativo, ou seja que cada um flexibilize um pouco. 
  8. Os relacionamentos sempre funcionam melhor quando todos os envolvidos tem consciência do que foi acordado e o que podem esperar um do outro.
  9. Deixe as pessoas saberem que você se importa com a relação e quer chegar ao mesmo objetivo que ela, apesar de terem visões diferentes ou até opostas.
  10. Nem todas as interações geram conflito, é claro, mas as habilidades relacionais envolvem uma série de ações; como saber se aproximar e conhecer novas pessoas, socializar com pessoas de diferentes idades e pontos de vista e também, gerenciar e resolver conflitos

As questões são mais bem resolvidas quando você sabe o que quer, comunica claramente, entender onde o outro quer chegar e é capaz de atribuir condições favoráveis para todos. Isso é de fato ter Inteligência Relacional.

Se você prestar a atenção, perceberá que pode identificar e lidar com suas emoções de uma forma tranquila e madura.

Ana Artigas

Leia Também